Acompanhado por uma comitiva municipal, o Prefeito Renato Gonczoroski colocou a “mão na massa” na abertura da primeira colheita, com objetivo comercial, do Rancho das Oliveiras, da família de Conti, no Boqueirão. Com quatro variedades plantadas, Picual, Arbequina, Frantoio e Koroneiki, a colheita começou pela Arbequina, a primeira a estar pronta para ser colhida. A expectativa para a primeira colheita comercial é de, pelo menos três toneladas, aproximadamente 300 litros, de cada tonelada a média é de 10 a 12% de azeite.
O Rancho das Oliveiras, administrado pelo seu Airton de Conti e a esposa Neuza Borges, surgiu como uma ideia de renda alternativa para complementar a aposentadoria do seu Airton, Engenheiro Civil com atuação de mais de 40 anos em Eldorado do Sul, e, transformou-se em um investimento e uma paixão para a família, lo sociedade entre pai e filhos que aderiram ao projeto, com recursos próprios. Em 2017, o cultivo das oliveiras foi iniciado, uma área total de 59 hectares, com 32 hectares de área plantada, com nome e rótulo – Azeite Acendra.
- A gente acabou fazendo uma coisa muito maior do que a gente tinha imaginado. Virou uma paixão lá em casa, toda a família está envolvida, temos aí um negócio que vai ficar pros filhos e pros netos. Contou seu Airton.
A comitiva liderada pelo prefeito Renato Gonczoroski, composta pelo Chefe de Gabinete, Gabriel Bolzan, Secretário de Agricultura Moisés Segaspini e o Biólogo do Setor de meio Ambiente, Renato Nunes, acompanhada pelo Vereador Isaac Boneberger, agradeceu pela recepção e desejou sucesso aos produtores se colocando à disposição da família através dos serviços disponibilizados pelo município. A família já utiliza os serviços do município através dos serviços de Assistência Técnica disponibilizados pela Secretaria de Agricultura e pela EMATER/ASCAR.
Relembre a 1ª visita do Executivo ao Rancho das Oliveiras
https://www.marianapimentel.rs.gov.br/noticias_ver.php...
Azeite Acendra