Devido as altas temperaturas, os ofídios ficam mais ativos e as chances de interação e acidentes aumentam. Por semana temos recebido relatos de quatro a cinco acidentes, tanto com bovinos, equinos e principalmente com caninos. Até agora sem relatos de acidente com humanos.
Nós da Secretaria de Agricultura, Secretaria da Saúde, Setor Veterinário e Vigilância Sanitária, salientamos o quanto é importante, a limpeza de terrenos e entorno de residências, tanto da zona rural quanto urbana.
Não deixem lenhas empilhadas, entulhos ou alimentação animal mal estocadas em galpões pouco arejados, onde os roedores possam fixar residência, pois estes são o alimento preferido para as cobras. (Controladoras naturais de roedores).
Cuidado redobrado em beira de áreas alagadas, capões de mato muito sujos e áreas pedregosas. Em casos de acidentes com humanos, recomendamos que não se agitem, não façam torniquetes e não tentem sugar. Mantenham a calma, lavem o local com água e sabão e se encaminhem imediatamente para o posto de saúde municipal. E se possível identifiquem o animal para que os agentes de saúde tomem as melhores providencias.
São três os gêneros ofídicos que devemos prestar atenção.
Crotalus - Cascavéis
Esta por sua vez sem relatos de acidentes em nossa região, mas há relatos de avistamentos.
Brothops - Jararacas e Crezeiras
Estas por sua vez com altos relatos de acidentes e avistamentos. Sendo mais comuns em nossa região.
Micrucus - Corais
Estas por sua vez muito avistadas em tono de residências, porem com baixa incidência de acidentes em nossa região. Mas, no entanto, uma das mais venenosas.
Em casos de acidentes com animais o indicado é que em propriedades principalmente rurais se tenham e sua farmácia veterinário o soro antiofídico, antibiótico (Penicilinas ou oxitetraciclinas), anti-inflamatórios e diuréticos, encontrados nas casas agropecuárias.
Consulte um Médico Veterinário de sua confiança.
Secretaria de Agricultura
Secretaria de saúde
Setor Veterinário