Dando continuidade ao projeto de Políticas Públicas em prol do Meio Ambiente, foi realizada na manhã desta terça-feira, 29, de dezembro, no Horto Municipal, nova coleta de materiais recicláveis, desta vez, Metais, Alumínios, Baterias, Chumbo, Magnésio Materiais não ferrosos. Outra ação pioneira da Prefeitura de Mariana Pimentel.
A parceria desta vez, foi com a empresa Metais 4M, de Porto Alegre, empresa com 21 anos de mercado, que trabalha com a coleta de Metais e materiais não ferrosos. Segundo o proprietário da empresa, Alessandro, esta é a primeira vez que uma Prefeitura busca parceria com a Metais 4M, a empresa atende todas as regiões do estado, cotidianamente com demandas de empresas privadas. O contato com a 4M se deu por indicação da empresa Tecno Lixo, empresa que fez a coleta de Lixo Eletrônico no município.
O trabalho de recolhimento do lixo armazenado no Horto ocorreu em diversos pontos do município, em parceria com a secretaria de Obras.No local, o Secretário de Agricultura, Moisés Segaspini e o Técnico Agrícola, Renato Nunes, acompanharam o trabalho da empresa e explicaram que o descarte incorreto do Lixo é uma das grandes demandas de todos os municípios.
- Ações como esta, de cunho emergencial, são necessárias para diminuir os impactos no solo, acrescenta Nunes.
Vista a demanda, através destas ações, a Secretaria de Agricultura junto ao Meio Ambiente está buscando com empresas parceiras, ações para amenizar os efeitos desta situação que impacta diretamente no meio ambiente e na vida em sociedade.
- Sabemos que temos um longo caminho a percorrer para implantação de Políticas Públicas efetivas para o Meio Ambiente. Nosso projeto de Educação Ambiental nas Escolas foi adiado pela Pandemia, porém, não diminui nossa luta por ações que promovam um desenvolvimento sustentável para o nosso município, afirma Segaspini.
Lembrando que a Coleta de Lixo eletrônico está prevista para fevereiro, ainda sem data, porém, a comunidade já pode começar a separar em um cantinho, aparelhos eletrônicos sem uso ou danificados, geladeiras, fios, computadores, periféricos, fios e cabos, tubo de imagem, máquina de lavar, entre outros que vamos continuar divulgando.
O que acontece com o Lixo pós recolhimento?
A empresa compacta ou faz a reciclagem - separação dos materiais - para venda na indústria que aproveita a matéria prima para fabricação de novos produtos.
Qual é o tamanho de um caminhão compactador e quanto peso pode ser carregado em uma carga?
Neste caso, o caminhão tem 36 metros cúbicos, cabem aproximadamente 8 toneladas de lixo compactado, no caso de outro materiais, como vidro, por exemplo, o peso pode duplicar.