Na quinta-feira, 20 de março, a comitiva de Mariana Pimentel, composta pelo Prefeito Joel Ghisio, o Vice-prefeito Edison, os vereadores Anderson Kubisczewski, Luiz Carlos Kowaleski, Eva Maria Golanski e Gilson Ari Kubiczewski da Silva, o Presidente do Poder Legislativo Isaac Tome Boneberger, o Chefe de Gabinete Sandro Elsner e o Chefe de Setor de Desporto Thaugany Debom, estiveram no DNIT para uma reunião com o superintendente regional no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva. O encontro também contou com a presença do Deputado e Secretário de Estado Gilmar Sossela. A pauta foi a autorização para a ligação entre a ERS-711 e a BR-116, uma obra essencial para a cidade.
A pavimentação da ERS-711 está na fase final de projeto. No entanto, a obra depende da autorização do DNIT, pois a ERS-711 é estadual e a BR-116 é federal. A boa notícia é que o DNIT já concedeu a autorização ao DAER para seguir com o projeto, o que coloca a obra na reta final, aguardando licitação. Este é um grande passo, mas a luta não acabou.
Após 30 anos de promessas e frustrações, a população está mais perto de ver a obra se concretizar. Porém, é necessário garantir o compromisso formal do Governo do Estado. Precisamos da promessa assinada pelo Governador, com recursos alocados e o início das obras assegurado. A comunidade de Mariana Pimentel merece respeito e não pode ser mais enganada por promessas vazias. Nossa luta está só começando, e é vital que o Governador assine este compromisso. Este Município, que o ajudou a eleger, merece mais do que promessas vazias. Já foram quatro ocasiões em que nos disseram que a obra começaria, mas, como poderia começar sem a autorização do DNIT? A autorização que obtivemos é apenas para a interseção da RS-711 com a BR-116, onde o Estado dialoga com o Governo Federal para definir as alças de saída e entrada na BR-116.
Já temos a autorização plena, como nos foi demonstrado com a assinatura do Diretor do DNIT. Estamos caminhando com transparência, sem ludibriar. Nosso compromisso é com a reconstrução e o desenvolvimento de nosso Município, e vamos seguir firmes até que essa obra seja concluída, com respeito e comprometimento.
Mariana Pimentel
Reconstruir para avançar.