Evento na cidade teve recepção com coffe break, atendimentos personalizados, médicos e muita participação
Fonte: Ascom/Bira Costa – Jornalista/MTB/RS -17.746 – Fotos: Igor Boneberger e divulgação
A prevenção à saúde da mulher foi a tônica da campanha do Outubro Rosa, realizado no último dia (6), sexta-feira, tanto na Unidade Básica de Saúde (UBS) quanto no Auditório do Farol do Saber, em Mariana Pimentel, quando foram atendidas 40 mulheres que realizaram com as equipes de enfermagem e médica, seus exames de pré-câncer, bem como testes rápidos (HIV, Hepatite B e da Sífilis).
Conforme avaliação da enfermeira-chefe, Adriana Pinzon, todo o processo organizado visando atender as mulheres do município foi “bem satisfatório”. Ela destacou que o aspecto mais crucial dessa campanha foi mesmo a prevenção.
A profissional considerou que todos os esforços foram bem aceitos, “a partir do momento em que o câncer é descoberto, tem boas chances de obter a cura, sempre que o preventivo for realizado com acompanhamento”, frisou.
A enfermeira acrescentou que, casos de mulheres que não puderam participar desse mutirão, poderão entrar em contato com a unidade de saúde municipal “assim como os eventuais exames clínicos, que serão, conforme as suas faixas etárias encaminhados à mamografia, além dos testes rápidos, em que cada uma poderá solicitar o seu, via agendamento”, ressaltou.
Mas a campanha do Outubro Rosa, que tem a ênfase neste período, não cessa nesse mês, em específico, mais segue durante todo o ano. Já para a enfermeira, Adriana Campelo, o evento, de modo geral, envolveu sobretudo, os exames, coletas, acima de tudo, possibilitou às mulheres consultar com a ginecologista da unidade. “Não somente para nós, mas, para estas 40 mulheres foi uma experiencia muito boa. Nesta busca ativa houve mulheres de meia idade que nunca haviam realizado o seu exame de mama”, sinalizou Adriana Campelo.
Ela concluiu que, toda a equipe está satisfeita com os resultados alcançados “pois, tivemos um dia bem proveitoso, e, quero lembrar que novos eventos neste aspecto da saúde serão promovidos pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), a qual seguirá sempre estando à disposição de todos”, finalizou.
À noite, já no Auditório do Farol do Saber cerca de 150 pessoas acompanharam palestras técnicas, como da voluntária Sueli do IMAMA e da influencer, Flávia Maoli, que teve o apoio do Sicredi e do Banrisul, simultâneo à feira das empreendedoras, em torno de 19 expositoras locais com produtos de beleza, manicure, cabelos e mais uma apresentação artística musical com Os Gustavo´s.